sábado, 29 de março de 2008

Triangulacao linda com direito a Dolphin Fly em Petropolis hoje

Eu, Cedrick e Thiago Salame chegamos atrasados na rampa e varios ja estavam em voo.

Decolamos e percebemos que o lado de Teresopolis estava com muitas nuvens carregadas prontas para virar Cb.

Eu e Salame pelo radio decidimos voar o SW forte no contra-vento na direcao de Nova Iguacu.

Depois de passear muito, entramos num Cloud Street lindo e fomos até a reta dos prateadinhos (perto do aeroclube de NIguacu) e voltamos.


Salame no final me deu um Olé e atravessou a cordilheira, pousando pro lado de Fragoso. Eu pousei no mandiocal depois de 2:40h de voo.

terça-feira, 11 de março de 2008

Seminario IQ-Compeo (Flytec 5030): Definindo os parâmetros de McCready


Leia o post anterior sobre o Compeo, Speeds-to-Fly e McCready para obter uma introdução sobre o equipamento.

Definindo os parâmetros de McCready
Este é o padrão que utilizamos para o vôo de asa-delta com o Compeo e que consideramos proveitoso e sem muitos barulhos em vôo. São valores diferentes dos praticados como padrão pela fábrica. No menu de "Basic Settings" no tópico "McCready":

a) Delay (Tempo para acionamento automático do McCready): 10 segundos
b) Tonegap: +/- 90cm/s que é o mesmo que +/- 0,9m/s


O item (a) significa que somente após 10 segundos de saída de uma térmica é que o som de McCready iniciará. O padrão de fábrica é 7 segundos. Esta não é o regulagem mais importante.

O item (b) é que é importante a mudança. Significa que somente se você estiver errando em 0,9m/s para mais ou para menos, em relação o indicador McCready sugerido pelo aparelho, é que o som será acionado. Erros pequenos ficarão na área de silêncio (desejável durante o vôo). Com o tempo e o costume você pode ir reduzindo este valor para 70 cm/s, 50 cm/s ou até menos, mas em uma asa-delta (que tem baixa inércia) ficará uma barulheira constante em função das descententes e ascendentes.

O outro item que alteramos é "Average Thermal Climb". Este parâmetro é usado pelo Compeo para ele calcular o McCready do dia. O Compeo trabalha com o conceito de McCready dinâmico, ou seja, ele olha a média dos últimos X minutos da térmica que você está para definir a média das térmicas do dia. Então, alteramos este parâmetro p/ 2 minutos. Assim o Compeo olha os últimos 2 minutos da térmica para definir a média e, durante o planeio entre uma térmica e outra, ele se baseia nesta média para saber se você está acima ou abaixo da velocidade recomendada p/ ter o melhor desempenho de vôo.

Acesse o menu "Basic Settings" > "Average Thermal Climb"

Nós utilizamos 2 minutos e para alimentar esta opção, informe "4", pois a unidade de medida é 0.5 minutos (sendo 4 x 0.5 min = 2 minutos)

sábado, 8 de março de 2008

Petropolis hoje: ralação e paciência

Umas 20 asas no parque e mais gente na Simeria.

Muito ralado e incompativel com o visual das nuvens.

Nao consegui colocar na nuvem em nenhum momento. Maximo de 1.100m e depois fui escorregando baixo entre 200m e 900m até depois do Universo em Desencanto (Tingua) e voltei um pouco para perto da fazenda catavento.

O visual estava lindo.

Tem gente voando e tentando entrar na condicao de Nova Iguacu que está bonita.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Quinta sem lei: Petropolis hoje 73 Km de vôo com teto baixo

Várias asas na rampa do Parque São Vicente.

Parecia campeonato: Nader, Geraldo Nobre, Sadia, Cedrick, Erick, Gilson, Enio, Agustinho, Fiaes...

Decolamos e estava meio ralado. Peguei no paredão do cristinho perto do pouso e salvei o vôo.

Teto de 1.250m apenas, e muitas áreas de sombra.

Quase pousei em Santo Aleixo, mas consegui sair e recuperar o atraso.

Forcei para Itaborai, cheguei em Porto das Caixas (fundo de Itaborai) e peguei um Sudeste forte. Coloquei proa Petrópolis e voltei tudo.

Na volta, encontrei o Gilson e ele também voltou pra Petropolis e pousou no Vasquinho.

Eu pousei aqui em Fragoso (pouso oficial de quem decola da Siméria) e o Cedrick está no Olavo.

O Gilson fez um excelente vôo, pois foi mais sobre Itaboraí do que eu.

O Geraldão também, mas como o vôo dele contabilizou como distância livre, o meu vôo de ida+volta ficou com poucos pontos a mais, afinal, triangulações livres multiplicam a quilometragem por 1,75 enquanto a distância livre multiplica por 1,5 apenas.

Tracklog Erick

Tracklog Cedrick

Com o vôo de hoje, o Cedrick começa a se posicionar bem no Rio XC e eu voltei para segundo lugar, mas o Gilson está na cola!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Quarta-feira sem Lei - Farofa em Petrópolis - Mais de 90Km de vôo

Depois de desistirmos da viagem para Castelo (ES) - onde voaríamos alguns dias que restam do campeonato Brasileiro de asa - decidimos tirar férias pelo Rio de Janeiro e fazer uns pontinhos pro Rio XC 2008.

A investida deu certo, o dia colaborou e estávamos na rampa do Parque São Vicente em Petrópolis para decolar com o ventinho SW que já entrava de frente na decolagem.

Decolei 12:30h e logo depois o Cedrick decolou.

Jogamos para as torres do Morin e, após ciscar um pouco, achamos o canhão que nos levou para mais de 2.000 m.

Passeamos pelas cachoeiras enormes que descem da montanha do Açú (Serra dos Órgãos), mas o vento já havia virado NW e não havia lift.

Escorregamos até o paredão do Dedo de Deus em Teresópolis, ralamos um pouco, ganhamos altura e esticamos para o Soberbo. Lindo demais!!!!

Lá entramos em uma condição lisa de lift. Jogamos para fora da cordilheira, debaixo de uma nuvem linda e.... pow!, 5 m/s forte até entubar.

Tudo azul fora da cordilheira, mas conseguimos colocar uns 1.600m e jogamos no azulão. No caminho umas fraquinhas e.... chegamos na Fábrica da Schincariol em Macacú.

Neste ponto eu insisti um pouco mais e consegui prosseguir o vôo por mais uma hora no sentido Itaboraí, pois atrás da cordilheira de Macacú na rota para Casimiro de Abreu e Silva Jardim havia uma nuvem grande e vertical, querendo virar Cb.


Depois de 3:36h de vôo a brincadeira rendeu 91.8Km de vôo e o Cedrick com 1h a menos de vôo conseguiu 71.7Km.


Amanhã tem mais férias no Rio de Janeiro com uma clássica quinta-feira sem lei!

Tracklog Erick
Tracklog Cedrick