terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vils Brothers no Sertao novamente (2008)


Amigos, tudo confirmadíssimo.

Passagens compradas, asas reguladas, radios, antenas, celulares, baterias externas, resgate, academia todos os dias etc.

Estaremos de 4 a 15 nov no Rio Grande do Norte (Cidade de Patu ou provável rampa perto de Currais Novos) tentando os voos de mais e 400km com decolagens às 8h da manhã e pouso previsto para 17:59h.

Afiaremos o braço em Carmo do Rio Claro (MG) semana de 11 a 18/outubro durante o campeonato brasileiro e depois é só entrar no vôo da Gol pra Natal RN.

Que a experiencia dos Dinos e o espírito Danoninho estejam conosco.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conseguimos nossa primeira transmissão ao Vivo do vôo pela Internet


Hoje conseguimos fazer nossa primeira transmissão ao vivo durante o vôo de asa em Petrópolis.

Alguns pilotos conseguiram acompanhar pela Internet o trajeto e a localização da minha asa pelo mapa com atualizações a cada 2 minutos feitas pelo celular com GPS que me acompanhava no vôo.

No que consiste:

Há alguns meses estou voando com um celular que possui GPS integrado (Fabricante HTC modelo Tytn II, mas vários outros fazem isso). 

Tenho contratado o serviço de acesso à Internet da Claro (mensalidade de R$59). 

Este celular possui Windows Mobile 6.1 e encontrei um site na Internet que é gratuito e você pode instalar um aplicativo no celular que fica enviando pela conexão de Internet do celular a sua localização GPS e velocidade para a central. 

Os visitantes podem acompanhar o vôo por um endereço específico (no meu caso era: http://www.trackr.eu/user/erick.vils/live)

E não pára por aí:
O software que você instala no celular é capaz de mostrar na telinha outros pilotos que são amigos e as respectivas localizações online. Assim, o resgate pode ficar com um destes celulares e ficar sabendo exatamente onde estão todos os pilotos, e se ainda estão voando, pois ele mostra a velocidade.

Problemas e próximos passos:
Estes celulares com GPS integrado consomem muito rápido a bateria quando estão com o GPS ligado. O meu dura apenas 3h com o GPS ligado.

A solução agora é a instalação de uma bateria adicional no celular (ou externa via USB colocando-a dentro do casulo) para que os vôos longos (5h ou mais) possam ser monitorados.
 

PS: Agradecimentos ao André Nardelli de Brasília (piloto de asa e planador) pelas dicas.
PS2: Existe outro site que faz algo similar e chama-se www.mapmytracks.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Acompanhe o voo ao vivo!

O André Nardelli de Brasília está testando este site que recebe seu tracklog enviado durante o voo por seu celular com GPS integrado e mostra aos seus amigos e resgates por onde você está e o caminho que está fazendo.

http://www.mapmytracks.com


Em breve faremos testes também e divulgaremos os resultados.

Como funciona:

  • Voe com um Celular que possua plano de dados (acesso Internet) e que tenha GPS integrado (ou consiga via Bluetooth falar com um GPS bluetooth externo).
  • Instale no celular um aplicativo que está disponível para download no site deles (http://www.mapmytracks.com/install)
  • Faça um plano gratuito ou o ilimitado no site deles (aproximadamente R$19,00/mês) e divulgue para seus amigos o endereço do site no qual podem acompanhar seu vôo online.


segunda-feira, 8 de setembro de 2008