quinta-feira, 17 de maio de 2007

Asa Delta: de Santos Dumont aos nossos dias


O Museu Aeroespacial exibirá a Exposição “Asa Delta: de Santos Dumont aos nossos dias!” na sala Demoiselle no período de 18 de maio a 19 de agosto.

A exposição é uma mostra inédita do Comando da Aeronáutica e reúne um acervo precioso como o “Estudo em Asa Delta”, originalmente confeccionado por Santos Dumont e um troféu do campeão mundial pentencente a Pedro Paulo Lopes, mais conhecido como Pepê, único brasileiro a conquistar esse título no Japão em 1989.


A exposição também reúne outras relíquias como o 1ª Asa Delta a voar no Brasil, doada ao museu aeroespacial pelo pioneiro em Asa Delta, Luiz Cláudio.


A abertura da exposição reserva surpresas radicais como acrobacias de asa delta com Robson Barcelos e Rafael Watson e vôos no simulador de asa delta para o público.


Museu Aeroespacial: Horário de Visitação: 3ª a 6ª - das 09:00 às 15:00h
Sábados, domingos e feriados – das 09:30 às 16:00h
Entrada Franca.



PS: O museu fica dentro do Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Alguém congelando no Arizona?


O piloto carioca, Konrad Heilmann, está no Arizona (USA) congelando no magnífico teto de 5.000m ASL (acima do nível médio do mar).
"O vôo foi muito forte com teto realmente chegando a congelantes 5.000 m. Eu apesar de ter tentado me preparar para o teto alto, preferi limitar minha altitude a cerca de 3,700m. A condição estava excepcionalmente forte para o local. O Dustin disse que nunca pegou isso aqui assim, referindo se ao teto e às térmicas as quais, principalmente no nível inferior, estavam bastante turbulentas frequentemente alimentadas por dust devils com até 800m de altura. Vale lembrar que tudo que sobe desce e as descendências também eram impressionantes cheguei me ver fazendo L/D de 2:1! Pra dar uma idéia legal pra galera, acho que dá pra se dizer que era como um Brasília mais dramático e de maiores proporções."
por Konrad Heilmann

Temperatura no solo a uns 30 C e a temperatura em vôo chegando a zero C !


Veja o relato do Konrad desse campeonato em que ele está representando o Brasil.

Para quem quiser ver no Google Earth o hotel onde os pilotos decolam (rebocados), aponte para a coordenada: 32°52'51.21"N 111°50'50.12"W

Konrad, bons vôos nessa mega condição e abraços dos Vils Brothers.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Vôo em Ibitipoca (MG) ainda resiste...

Não conseguimos comparecer à etapa do Camp.Brasileiro em Gov.Valadares.
O Cedrick ficou pelo Rio e eu fui para Ibitipoca/MG dar uma arejada.

A rampa continua linda e impecável (gramado e estrutura).

O pouso dentro da pousada do piloto Pelicano (www.repousada.com) não é mais possível, pois o mato tomou conta, mas o pouso na Fazenda do Engenho (logo abaixo da decolagem) foi ampliado e um fio de alta tensão foi removido.

Continua apenas o problema do pouso turbulento por ser dentro de um vale.

Eu nem levei a asa, mas hoje a condição ficou clássica após a saída da frente fria.

Quem for voar por lá eu recomendo passar na fazenda do engenho antes e avisar o Carlinhos Repetto.