Nenê Rotor pronto pra decolar
http://flytec.com/race/2007/04/random-pictures.html
Estavam por lá representando o Brasil:
- Nenê Rotor
- Máskara
- Guga Saldanha
- Konrado
Nenê Rotor pronto pra decolar
http://flytec.com/race/2007/04/random-pictures.html
Estavam por lá representando o Brasil:
- Nenê Rotor
- Máskara
- Guga Saldanha
- Konrado
A triangulação foi:
Foram 82,2 Km de vôo e o final foi fugindo de chuvas dos CBs que explodiam desde Cachoeira de Macacú até Saquarema.
O Cedrick não voou hoje e perdeu essa farofa!
Tracklog do vôo:
http://ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=1934
Resultado: após atingir uns 10m de altura e voar uns metros pra frente, eu não consegui manter a asa em vôo retilínio, enterrei a ponta da asa esquerda na areia, quebrou o leading-edge e, por causa do ventão, a asa ainda deu uma capotada pra trás e parou de cabeça para baixo. Cagada completa :-(
Entendendo os valores acima:
"0,9 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 39 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.
"2,7 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 80 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.
No Compeo ele também pergunta uma altura em que os valores acima foram "apurados" e como o padrão do equipamento é 1.000m ASL (acima do nível médio do mar), deixei este valor inalterado.
Se algum piloto que já usa o Compeo e tiver alguma correção ou observação, seria de grande valia receber por e-mail para melhorar ou corrigir este artigo (erick@vils.com.br).
Ao sobrevoar a estátua do Cristo e saudar as pessoas, todos gritavam e ovacionavam.
Sem dúvida os visitantes do Cristo de hoje eram especiais.
Ao pousar, o Nader Couri, que havia voado mais cedo, relatou que isso ocorreu com ele tambem. Ele desejou Feliz Páscoa e a multidão retornou praticamente uma "Ola", além das dezenas de "flashes" fotográficos.
Quando eu estava desmontando minha asa em São Conrado, uma pessoa se aproximou e disse que era um dos turistas que estavam na estátua e que havia tirado algumas fotos minhas. Passei meu e-mail pra ele e em breve devo ter as fotos.
Feliz Páscoa para todos!
Uma grande diferença que percebi foi o comportamento fantástico do TEC (Total Energy Compensation). Esta função percebe quando um ganho de altitude não é proveniente de uma ascendente (térmica) e sim de uma conversão de energia cinética (velocidade) em energia potencial (altura). Isso evita que você pare para enrroscar em uma falsa térmica!
Nos variômetros que não tem a função TEC, se você está voando rápido e dá uma "aliviada no speedbar", isso faz com que você ganhe altura rapidamente e o vario acusa uma forte ascendente (mentira, pois trata-se de uma conversão de energia). No brinquedinho novo (IQ-Compeo) ele não acusa esta falsa ascendente e percebe que é apenas uma conversão de energia.