sexta-feira, 6 de abril de 2007

Brinquedinho novo (IQ COMPEO)






Estamos com brinquedinho novo.



Trocamos nosso conjunto de Variômetro + GPS pelo "IQ COMPEO" fabricado pela Braüniger (http://www.brauniger.com/).



Depois de uma madrugada digerindo o manual, fizemos o teste prático hoje, em um vôo de 2h decolando de Petrópolis e pousando após Magé, no caminho que vai pra Niterói.



O IQ-Compeo é um conjunto de Variômetro+GPS+Anemômetro (via tubo de Pitot).




Este conjunto permite informações como:



  1. Velocidade em relação ao solo (GPS)


  2. Velocidade em relação ao vento (anemômetro)


  3. Velocidade e direção do vento (calculada pelas diferenças de velocidade do GPS e do anemômetro)


  4. L/D (razão de planeio) em relação ao solo


  5. L/D em relação ao vento


  6. L/D necessário para atingir determinado Waypoint ou Goal

  7. Velocidade ideal para se obter o melhor planeio


  8. Altura que você chega no Goal/waypoint (considerando a velocidade que você está aplicando ao bólido)


  9. Altura que você chegaria no Goal/waypoint se você voasse na velocidade que ele está te recomendando


  10. Dentre outras informações muito úteis

Uma grande diferença que percebi foi o comportamento fantástico do TEC (Total Energy Compensation). Esta função percebe quando um ganho de altitude não é proveniente de uma ascendente (térmica) e sim de uma conversão de energia cinética (velocidade) em energia potencial (altura). Isso evita que você pare para enrroscar em uma falsa térmica!


Nos variômetros que não tem a função TEC, se você está voando rápido e dá uma "aliviada no speedbar", isso faz com que você ganhe altura rapidamente e o vario acusa uma forte ascendente (mentira, pois trata-se de uma conversão de energia). No brinquedinho novo (IQ-Compeo) ele não acusa esta falsa ascendente e percebe que é apenas uma conversão de energia.


Outra grande "aula" é você ver o equipamento te sugerindo "acelerar" ou "reduzir velocidade" de acordo com a teoria de Paul MacCready (Speed-to-Fly). Uma coisa é você estudar teoricamente, outra é voar com o equipamento te "corrigindo" em vôo. Confesso que desliguei o som de alerta da função McCready, pois era muita coisa pra analisar em um primeiro vôo, mas ainda vou analisar e criticar a função de McCready embutida no Compeo.


Para saber mais sobre a teoria de "Velocidades de vôo" de McCready, acesse http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_to_fly (em inglês).



Em breve pretendemos colocar algumas dicas sobre configuração do IQ-Compeo, ou como tirar melhor proveito do equipamento.

Um comentário:

Geraldo César disse...

Comprei o IQ COMPEO e sei da capacidade dessa criança em vôo, mas existem muitos recursos que estou tendo problemas. Fato é, desconheço o manual em português.
Vcs. sabem aonde posso encontrar?
Vlw rapaziada e bons vôos.