sexta-feira, 6 de abril de 2007

Brinquedinho novo (IQ COMPEO)






Estamos com brinquedinho novo.



Trocamos nosso conjunto de Variômetro + GPS pelo "IQ COMPEO" fabricado pela Braüniger (http://www.brauniger.com/).



Depois de uma madrugada digerindo o manual, fizemos o teste prático hoje, em um vôo de 2h decolando de Petrópolis e pousando após Magé, no caminho que vai pra Niterói.



O IQ-Compeo é um conjunto de Variômetro+GPS+Anemômetro (via tubo de Pitot).




Este conjunto permite informações como:



  1. Velocidade em relação ao solo (GPS)


  2. Velocidade em relação ao vento (anemômetro)


  3. Velocidade e direção do vento (calculada pelas diferenças de velocidade do GPS e do anemômetro)


  4. L/D (razão de planeio) em relação ao solo


  5. L/D em relação ao vento


  6. L/D necessário para atingir determinado Waypoint ou Goal

  7. Velocidade ideal para se obter o melhor planeio


  8. Altura que você chega no Goal/waypoint (considerando a velocidade que você está aplicando ao bólido)


  9. Altura que você chegaria no Goal/waypoint se você voasse na velocidade que ele está te recomendando


  10. Dentre outras informações muito úteis

Uma grande diferença que percebi foi o comportamento fantástico do TEC (Total Energy Compensation). Esta função percebe quando um ganho de altitude não é proveniente de uma ascendente (térmica) e sim de uma conversão de energia cinética (velocidade) em energia potencial (altura). Isso evita que você pare para enrroscar em uma falsa térmica!


Nos variômetros que não tem a função TEC, se você está voando rápido e dá uma "aliviada no speedbar", isso faz com que você ganhe altura rapidamente e o vario acusa uma forte ascendente (mentira, pois trata-se de uma conversão de energia). No brinquedinho novo (IQ-Compeo) ele não acusa esta falsa ascendente e percebe que é apenas uma conversão de energia.


Outra grande "aula" é você ver o equipamento te sugerindo "acelerar" ou "reduzir velocidade" de acordo com a teoria de Paul MacCready (Speed-to-Fly). Uma coisa é você estudar teoricamente, outra é voar com o equipamento te "corrigindo" em vôo. Confesso que desliguei o som de alerta da função McCready, pois era muita coisa pra analisar em um primeiro vôo, mas ainda vou analisar e criticar a função de McCready embutida no Compeo.


Para saber mais sobre a teoria de "Velocidades de vôo" de McCready, acesse http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_to_fly (em inglês).



Em breve pretendemos colocar algumas dicas sobre configuração do IQ-Compeo, ou como tirar melhor proveito do equipamento.

3 comentários:

Unknown disse...

Comprei o IQ COMPEO e sei da capacidade dessa criança em vôo, mas existem muitos recursos que estou tendo problemas. Fato é, desconheço o manual em português.
Vcs. sabem aonde posso encontrar?
Vlw rapaziada e bons vôos.

Reginaldo Furlan Junior disse...

Gostaria de saber algumas funções como acrescentar way poit como posso fazer..ou se alguém pode passar o tel eu entro em contato ou algum site para eu tirar essas dúvidas..meu Cel whatsapp 15 988163359 Júnior

Reginaldo Furlan Junior disse...

Gostaria de saber algumas informações como inserir way point nesse vário que é o mesmo 5030 flytec. Se alguém puder me add no whatsapp por favor (15)988163359 estou tendo dificuldades meu imail : junior_wills@hotmail.com.
Também gostaria de resetar e reconfigurar,pois comprei usado mas tá em muito bom estado.. obrigado..