terça-feira, 20 de agosto de 2013

O recorde sul-americano de distância declarada foi homologado pela FAI


A FAI homologou meu recorde do ano passado, onde declarei em Jaraguá (Goiás) que decolaria e pousaria em uma fazenda a 218Km de distância. Consegui completar em menos de 4 horas de vôo. O voo foi feito no dia 20/8/2012 e dia 14/8/2013, quase 1 anos depois, a FAI terminou o processo burocrático de validação e homologação do recorde.

Este tipo de recorde se chama "recorde de distância declarada" e foi homologado como um recorde continental (sul-americano).

Esta região do cerrado goiano permite vôos bem superiores, como o voo de 305Km que fiz, pousando perto do rio Araguaia na divisa com o estado do Mato Grosso (Barra do Garças/MT).

Todavia, para homologar o recorde vários quesitos tiveram de ser atendidos, como não infringir o espaço aéreo de Goiânia, Brasília nem o da base militar de Anápolis. Foram mais de 3h voando abaixo dos 3.000m para me manter dentro do espaço aéreo permitido.

Agradeço principalmente ao comandante +Octavio Fiaes pela ajuda de planejamento e burocrática neste processo de homologação. E ao +Daniel Miranda pelo resgate impecável durante toda a viagem de voo do ano passado.


Nenhum comentário: