sábado, 11 de agosto de 2007

Petropolis - Teresópolis hoje

Pousamos agora há pouco depois de Teresópolis.

Teto de 2.000m em Petrópolis.

Chegamos muito rápido na lateral do Soberbo em Teresopolis e encalhamos por la.

Uma "bruma" se aproximava vindo do Oeste.

Sustentamos sobre Guapimirim esperando a condição melhorar quando a "bruma" chegou e o vento Sudoeste começou a acelerar. Subia tudo naquela "cunha de vento" a constantes 4m/s e voltamos ao voo.

Como ficou turbulento acima dos 1000m, tocamos pra um pouso seguro e pousamos com 35km/h de SW e rajadas de 40km/h.

Vils Brothers no SOSertao


Confirmamos nossa inscrição no SOSertão (http://www.sosertao.com.br/) e já estamos nos preparando para o Rally que percorrerá 1.080Km pelo sertão nordestino voando.

Preparativos:

1) Ontem fomos a um rodízio engordar uns 2Kg para não precisar de lastro.

2) Nos matriculamos em uma academia

3) Tomaremos Redbull com Gatorade diariamente a partir desta segunda. O evento é em novembro!

4) Compramos aqueles mordedores usados em lutas de boxe para os dentes não trincarem durante a espera.

5) Estamos caçando voos de pré-frontal com ventão pra treinar.

6) Estamos proibidos de pousar em locais perto de estradas. Só vale pouso em roubadas com pelo menos 1Km andando com a asa nas costas.

Os treinos começaram....

Hoje vamos pra Petrópolis.

Parabéns ao Chico Santos pela organização e iniciativa de criar este evento fantástico pro vôo e solidário com a população local.

sábado, 4 de agosto de 2007

Voo de Hoje

Decolagem da Rampa do Morin em Petropolis que fica a 1.450m com vento NE de 35km/h.

Teto de 1.600m no lift turbulento do morin.

Eu pousei perto da Rio-Teresopolis e Cedrick na REDUC.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Equipe Brasileira de Vôo Livre segue hoje para o Texas, USA

A Equipe Brasileira de Vôo Livre segue hoje para o Texas, USA, para disputar
o Campeonato Mundial.

A equipe é formada pelos pilotos:

  • André Wolf (RS)
  • Gustavo Saldanha (RJ)
  • Álvaro Sandoli "Nenê Rotor" (SP)
  • Luis Niemeyer (RJ)
  • Leonardo Dabbur (SP)
  • Márcio Rosadas (RJ)

Como técnico (team-leader) da equipe irá Haroldo Castro Neves (RJ).

As novidades do campeonato mundial podem ser acessadas em:
http://brasilnomundial.blogspot.com/
ou
http://ozreport.com/2007worlds.php (em inglês)

Vamos acompanhar e torcer para os nossos pilotos conseguirem levantar a Bandeira Nacional no alto do pódium e voltarem como o "Esquadrão de Ouro".

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Campeonato em Cambuquira MG aconteceu!

Apesar da frente fria sobre o sudeste, conseguimos voar no sábado 28/7 em Cambuquira pela etapa do campeonato Brasileiro concomitantemente com o Camp.Carioca e com o Camp.Paulista de Asa.




Resultado do campeonato Carioca

1º Marcelo Moicano (SuperFly/Dust Devil) - Aeros Combat L
2º Octavio Fiães – Moyes Litespeed RS
3º Cedrick Vils (WebSoftware) - Wills Wing T2
4º Gilson dos Santos - Wills Wing T2
5º Erick Vils (WebSoftware) - Wills Wing T2

domingo, 22 de julho de 2007

Brasil terá "Team Leader" no campeonato mundial (Texas 2007)


Haroldão será o "Team Leader" no campeonato mundial de asa-delta que ocorrerá no Texas em agosto 2007.

Serão 6 pilotos representando o Brasil + o Haroldo de Castro Neves (Haroldão) como team leader.

"É colocar o esquadrão de ouro bem posicionado na decolagem e aguardá-los no goal. Vamos com tudo e contamos com a torcida e os bons ventos. Quem sabe o Comandante não se anima e vai também para fotografar e mandar as atualizações pelo blog. Abraço, Haroldo Castro Neves"

Equipe que representará o Brasil no camp. mundial 2007:

Os Vils Brothers desejam uma boa sorte e será que vem outro título de campeões mundiais?

domingo, 15 de julho de 2007

Retrato deste Brasil


Depois de um vôo fraco em Petrópolis com um "lift" na rampa do Morin, pousei perto da rodovia Rio-Teresópolis e conheci estas figuras.

Este é o retrato do Brasil.

Paguei cerveja pros grandões e guaraná tubaína pra criançada!

Uma festa só!

Cristo: Finalmente em alta definição!


Após se tornar uma das novas 7 maravilhas do mundo, nosso tão sobrevoado Cristo Redentor fica com alta definição no Google Earth.

Aliás, confiram as novas 7 maravilhas nesse site. Ficaram lindos os filmes que fizeram de cada maravilha.

http://www.mibazaar.com/new7wonders/

terça-feira, 10 de julho de 2007

Resgate em Itamonte/MG (Fuscarroça)


Olha o resgate que arrumamos após pousarmos em Passa Quatro/MG durante a etapa do campeonato Brasileiro em Itamonte/MG.



A visão do "motorista" não é muito agradável!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Uma vez descoberto o vôo...


"Uma vez descoberto o vôo, estarás condenado a vagar
pela terra olhando o céu, pois terá descoberto por que
os pássaros cantam..."

Leonardo Da Vinci

domingo, 10 de junho de 2007

Ainda é possível decolar de Teresópolis!


Voltamos antes do campeonato de Porciúncula e hoje analisamos em Teresópolis/RJ a possibilidade de decolar do Mirante do Soberbo que fica na estrada logo na entrada da cidade.

Há um bom tempo não é mais possível decolar por lá e a situação não mudou, pois existe muito mato na frente do mirante, impossibilitando uma corrida.

Porém, percebemos que existe um terreno logo acima do mirante que é possível decolar de asa e só não voamos porque estávamos com a família e o vôo hoje não era promissor.

A rampa fica na coordenada 22°27'44.48"S 42°59'20.06"W e a entrada é pela rua do Hotel Byblos e qualquer carro chega.

Parapentes não conseguem decolar, pois passa um fio sobre o início da rampa que impossibilita a inflada inicial, mas para asa está perfeito. Quadrantes SE e E, preferenciando o SE.

O pouso é em Guapimirim no Sítio Chafariz do Ouro ( 22°31'9.27"S 42°57'52.74"W)

Só tem roubada nesse vôo-livre!

Veja a geladeira que forneceu a água que era servida na rampa de Porciúncula durante o campeonato.
Não faltou água gelada, mas lamento informar ao inventor que ele criou o bebedouro mais caro do mundo.


Esta era a "geladeira" da casa onde se hospedaram: Marcinho, Haroldão, Lalado e Cláudio Veloso.

Coisas que só o vôo-livre proporciona!

Enquanto isso, 17 anos depois...


Há 17 anos atrás Haroldão definia a 3a prova.

Foi exatamente assim ontem, 9/6/2007, com o mesmo Haroldão organizando o evento que foi um sucesso, apesar do vôo fraco.

Vejam o resultado da etapa 2007 que ocorreu em Porciúncula.

Na foto, Haroldo de Castro Neves (Haroldão) em 1990 divulgando qual seria a prova do 3o dia de campeonato em Porciúncula.

Em tempo, a prova de ontem (3o dia) foi praticamente a mesma!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Asa Delta: de Santos Dumont aos nossos dias


O Museu Aeroespacial exibirá a Exposição “Asa Delta: de Santos Dumont aos nossos dias!” na sala Demoiselle no período de 18 de maio a 19 de agosto.

A exposição é uma mostra inédita do Comando da Aeronáutica e reúne um acervo precioso como o “Estudo em Asa Delta”, originalmente confeccionado por Santos Dumont e um troféu do campeão mundial pentencente a Pedro Paulo Lopes, mais conhecido como Pepê, único brasileiro a conquistar esse título no Japão em 1989.


A exposição também reúne outras relíquias como o 1ª Asa Delta a voar no Brasil, doada ao museu aeroespacial pelo pioneiro em Asa Delta, Luiz Cláudio.


A abertura da exposição reserva surpresas radicais como acrobacias de asa delta com Robson Barcelos e Rafael Watson e vôos no simulador de asa delta para o público.


Museu Aeroespacial: Horário de Visitação: 3ª a 6ª - das 09:00 às 15:00h
Sábados, domingos e feriados – das 09:30 às 16:00h
Entrada Franca.



PS: O museu fica dentro do Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Alguém congelando no Arizona?


O piloto carioca, Konrad Heilmann, está no Arizona (USA) congelando no magnífico teto de 5.000m ASL (acima do nível médio do mar).
"O vôo foi muito forte com teto realmente chegando a congelantes 5.000 m. Eu apesar de ter tentado me preparar para o teto alto, preferi limitar minha altitude a cerca de 3,700m. A condição estava excepcionalmente forte para o local. O Dustin disse que nunca pegou isso aqui assim, referindo se ao teto e às térmicas as quais, principalmente no nível inferior, estavam bastante turbulentas frequentemente alimentadas por dust devils com até 800m de altura. Vale lembrar que tudo que sobe desce e as descendências também eram impressionantes cheguei me ver fazendo L/D de 2:1! Pra dar uma idéia legal pra galera, acho que dá pra se dizer que era como um Brasília mais dramático e de maiores proporções."
por Konrad Heilmann

Temperatura no solo a uns 30 C e a temperatura em vôo chegando a zero C !


Veja o relato do Konrad desse campeonato em que ele está representando o Brasil.

Para quem quiser ver no Google Earth o hotel onde os pilotos decolam (rebocados), aponte para a coordenada: 32°52'51.21"N 111°50'50.12"W

Konrad, bons vôos nessa mega condição e abraços dos Vils Brothers.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Vôo em Ibitipoca (MG) ainda resiste...

Não conseguimos comparecer à etapa do Camp.Brasileiro em Gov.Valadares.
O Cedrick ficou pelo Rio e eu fui para Ibitipoca/MG dar uma arejada.

A rampa continua linda e impecável (gramado e estrutura).

O pouso dentro da pousada do piloto Pelicano (www.repousada.com) não é mais possível, pois o mato tomou conta, mas o pouso na Fazenda do Engenho (logo abaixo da decolagem) foi ampliado e um fio de alta tensão foi removido.

Continua apenas o problema do pouso turbulento por ser dentro de um vale.

Eu nem levei a asa, mas hoje a condição ficou clássica após a saída da frente fria.

Quem for voar por lá eu recomendo passar na fazenda do engenho antes e avisar o Carlinhos Repetto.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

O que rolou na Flórida

Belas fotos do que rolou no campeonato da Flórida (QuestAir)

Nenê Rotor pronto pra decolar

http://flytec.com/race/2007/04/random-pictures.html

Estavam por lá representando o Brasil:

- Nenê Rotor
- Máskara
- Guga Saldanha
- Konrado

sábado, 21 de abril de 2007

RedBull Air Race "Rio de Janeiro"


Assistimos o Red Bull Air Race da Urca.

Muita precisão, beleza e competência, tanto da organização do evento quanto dos pilotos.

Fica apenas e sugestão de repensar o modelo da corrida. O formato atual onde cada competidor participa individualmente em busca do melhor tempo tira muito do show e faz o circuito ficar monótono!

Parabéns para a RedBull por ter trazido pro Brasil este evento que foi muito divulgador pro país.

domingo, 15 de abril de 2007

Travessia Petrópolis - Maricá



Acabei de pousar no aeroporto de Maricá na regiao dos Lagos (16:30h), após decolar de Petrópolis (rampa da Simeria).

A triangulação foi:

  • Petropolis
  • Sambaetiba
  • Tanguá
  • Rampa de Sampaio Correia (passei a 6,9Km na frente da rampa Norte)
  • Pouso no aeroporto de Maricá

Foram 82,2 Km de vôo e o final foi fugindo de chuvas dos CBs que explodiam desde Cachoeira de Macacú até Saquarema.

O Cedrick não voou hoje e perdeu essa farofa!

Tracklog do vôo:

http://ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=1934


quarta-feira, 11 de abril de 2007

Vôo rebocado por humanos?



Existem várias formas de vôo rebocado:
- Por carretel
- Por veículos
- Por trikes ou ultra-leves

Em outubro de 2002 fizemos esta tentativa frustada de decolagem rebocada por humanos!

Vento forte, praia grande, lisa e vazia, muita vontade de fazer "M" e lá estávamos nós brincando de "Pipa humana".

Ingredientes:
  • Vento forte
  • Vários desocupados (Lalado, Edilene, Papito, Cedrick, Pelicano e outros)
  • 1 Corda grande
  • A menor asa disponível (era a da Edilene, nossa amiga voadora)
  • 1 cobaia humana (Eu)

Resultado: após atingir uns 10m de altura e voar uns metros pra frente, eu não consegui manter a asa em vôo retilínio, enterrei a ponta da asa esquerda na areia, quebrou o leading-edge e, por causa do ventão, a asa ainda deu uma capotada pra trás e parou de cabeça para baixo. Cagada completa :-(

Vejam as fotos deste episódio ridículo e que não recomendamos pra ninguém!




domingo, 8 de abril de 2007

Curva Polar da Wills Wing T2

Com a aquisição do Vario+GPS IQ-Compeo, precisei procurar a curva Polar das nossas asas (WillsWing modelo T2) para alimentar os parâmetros da polar no Compeo para ele funcionar corretamente em algumas funções como McCready (Speeds-to-Fly).



Consegui com a WillsWing os seguintes dados:
  • V1 = 176 fpm @ 24 mph
  • V2 = 530 fpm @ 47 mph
A fábrica informa, também, para aumentar V2 (47mph) em 6% se você está com a asa regulada para performance e usando casulos aerodinâmicos (como o nosso caso com o casulo Vulto-S fabricado pelo Nenê Rotor)

Ref.: http://www.willswing.com/Articles/Article.asp?reqArticleName=PolarData

Converti os valores de fpm (feet per minute) para m/s (metros por segundo) e os valores de mph (milhas por hora) para Km/h.

Assim, para a WillsWing T2 os valores no sistema métrico seriam:
  • V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
  • V2 = 2.69 m/s @ 75.64 Km/h
Aumentando V2 em 6% para ficar coerente com nossas regulagens, teríamos:
  • V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
  • V2 = 2.69 m/s @ 80.18 Km/h
Agora, é só alimentar o IQ-Compeo com os parâmetros, mas como ele pede valores arredondados, alimentamos com os seguintes dados:

  • V1 = 0,9 m/s @ 39 Km/h
  • V2 = 2.7 m/s @ 80 Km/h

Entendendo os valores acima:

"0,9 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 39 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.

"2,7 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 80 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.

No Compeo ele também pergunta uma altura em que os valores acima foram "apurados" e como o padrão do equipamento é 1.000m ASL (acima do nível médio do mar), deixei este valor inalterado.

Se algum piloto que já usa o Compeo e tiver alguma correção ou observação, seria de grande valia receber por e-mail para melhorar ou corrigir este artigo (erick@vils.com.br).

sábado, 7 de abril de 2007

Cristo emocionado



Hoje a ida ao Cristo nesta véspera de Páscoa foi emocionante.

Ao sobrevoar a estátua do Cristo e saudar as pessoas, todos gritavam e ovacionavam.

Sem dúvida os visitantes do Cristo de hoje eram especiais.

Ao pousar, o Nader Couri, que havia voado mais cedo, relatou que isso ocorreu com ele tambem. Ele desejou Feliz Páscoa e a multidão retornou praticamente uma "Ola", além das dezenas de "flashes" fotográficos.

Quando eu estava desmontando minha asa em São Conrado, uma pessoa se aproximou e disse que era um dos turistas que estavam na estátua e que havia tirado algumas fotos minhas. Passei meu e-mail pra ele e em breve devo ter as fotos.

Feliz Páscoa para todos!

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Brinquedinho novo (IQ COMPEO)






Estamos com brinquedinho novo.



Trocamos nosso conjunto de Variômetro + GPS pelo "IQ COMPEO" fabricado pela Braüniger (http://www.brauniger.com/).



Depois de uma madrugada digerindo o manual, fizemos o teste prático hoje, em um vôo de 2h decolando de Petrópolis e pousando após Magé, no caminho que vai pra Niterói.



O IQ-Compeo é um conjunto de Variômetro+GPS+Anemômetro (via tubo de Pitot).




Este conjunto permite informações como:



  1. Velocidade em relação ao solo (GPS)


  2. Velocidade em relação ao vento (anemômetro)


  3. Velocidade e direção do vento (calculada pelas diferenças de velocidade do GPS e do anemômetro)


  4. L/D (razão de planeio) em relação ao solo


  5. L/D em relação ao vento


  6. L/D necessário para atingir determinado Waypoint ou Goal

  7. Velocidade ideal para se obter o melhor planeio


  8. Altura que você chega no Goal/waypoint (considerando a velocidade que você está aplicando ao bólido)


  9. Altura que você chegaria no Goal/waypoint se você voasse na velocidade que ele está te recomendando


  10. Dentre outras informações muito úteis

Uma grande diferença que percebi foi o comportamento fantástico do TEC (Total Energy Compensation). Esta função percebe quando um ganho de altitude não é proveniente de uma ascendente (térmica) e sim de uma conversão de energia cinética (velocidade) em energia potencial (altura). Isso evita que você pare para enrroscar em uma falsa térmica!


Nos variômetros que não tem a função TEC, se você está voando rápido e dá uma "aliviada no speedbar", isso faz com que você ganhe altura rapidamente e o vario acusa uma forte ascendente (mentira, pois trata-se de uma conversão de energia). No brinquedinho novo (IQ-Compeo) ele não acusa esta falsa ascendente e percebe que é apenas uma conversão de energia.


Outra grande "aula" é você ver o equipamento te sugerindo "acelerar" ou "reduzir velocidade" de acordo com a teoria de Paul MacCready (Speed-to-Fly). Uma coisa é você estudar teoricamente, outra é voar com o equipamento te "corrigindo" em vôo. Confesso que desliguei o som de alerta da função McCready, pois era muita coisa pra analisar em um primeiro vôo, mas ainda vou analisar e criticar a função de McCready embutida no Compeo.


Para saber mais sobre a teoria de "Velocidades de vôo" de McCready, acesse http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_to_fly (em inglês).



Em breve pretendemos colocar algumas dicas sobre configuração do IQ-Compeo, ou como tirar melhor proveito do equipamento.

domingo, 1 de abril de 2007

Deixe o seu legado!

Não importa qual seu esporte ou profissão, tente deixar um legado positivo!

Nesta matéria da Revista Trip, confira um pouco do legado deixado por Pepê Lopes.


http://revistatrip.uol.com.br/152/pepe/home.htm

sábado, 31 de março de 2007

O encontro do vôo a vela


Outro projeto futuro que temos é fazer um vôo de asa-delta lado-a-lado com um planador e filmar esta encontro aéreo.

Não demorará muito para este filminho ser feito e acreditamos que ficará lindo.

São duas máquinas de vôo a vela fantásticas e com um pouco de planejamento e sorte as filmagens podem ficar ótimas.

Se você é piloto de planador e mora no Rio, entre em contato conosco.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Pousar na Ilha Grande após decolar do Rio?


Um dos projetos que eu tenho (o Cedrick não acha a idéia muito confortável) é decolar de Nova Iguaçu, Japeri ou Petrópolis, ir voando até a Serra do Mar, aproveitar a condição de Norte/NE que geralmente provoca um teto alto (mais de 2.000m) e conseguir atravessar para a Ilha Grande, pousando por lá.
Como lá não se chega de carro, seria um prazer ter que dormir por lá e voltar de barco no dia seguinte com a asa desmontada.
Estou evoluindo este plano meio surreal e enquanto isso podem colocando seus comentários animadores ou desanimadores...

Fotos lindas de vôo

Vejam este álbum de fotos do fotógrafo Flávio Varricchio (flaviovcc@hotmail.com)
A maioria das fotos foi tirada na semana anterior ao campeonato em Petrópolis.
Parabéns pelas fotos Flávio!

Tutoriais para baixar tracklog do GPS

O Durval Henke, que mantém o maravilhoso site xc.ciclone.com.br, criou estes ótimos tutoriais "passo-a-passo" desde a instalação do software até o processo de baixar seu vôo pro site do XC Ciclone.

MaxPunkte logo
Clique aqui para ver o Tutorial do software MaxPunkte 5

Clique aqui para ver o tutorial do software GPSDump




Parabéns ao Durval pelo excelente trabalho.