
Com a aquisição do Vario+GPS
IQ-Compeo, precisei procurar a curva Polar das nossas asas (
WillsWing modelo T2) para alimentar os parâmetros da polar no Compeo para ele funcionar corretamente em algumas funções como McCready (Speeds-to-Fly).
Consegui com a WillsWing os seguintes dados:
- V1 = 176 fpm @ 24 mph
- V2 = 530 fpm @ 47 mph
A fábrica informa, também, para aumentar V2 (47mph) em 6% se você está com a asa regulada para performance e usando casulos aerodinâmicos (como o nosso caso com o casulo Vulto-S fabricado pelo
Nenê Rotor)
Ref.: http://www.willswing.com/Articles/Article.asp?reqArticleName=PolarDataConverti os valores de
fpm (feet per minute) para
m/s (metros por segundo) e os valores de
mph (milhas por hora) para
Km/h.
Assim, para a WillsWing T2 os valores no sistema métrico seriam:
- V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
- V2 = 2.69 m/s @ 75.64 Km/h
Aumentando
V2 em 6% para ficar coerente com nossas regulagens, teríamos:
- V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
- V2 = 2.69 m/s @ 80.18 Km/h
Agora, é só alimentar o IQ-Compeo com os parâmetros, mas como ele pede valores arredondados, alimentamos com os seguintes dados:
- V1 = 0,9 m/s @ 39 Km/h
- V2 = 2.7 m/s @ 80 Km/h
Entendendo os valores acima:
"0,9 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 39 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.
"2,7 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 80 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.
No Compeo ele também pergunta uma altura em que os valores acima foram "apurados" e como o padrão do equipamento é 1.000m ASL (acima do nível médio do mar), deixei este valor inalterado.
Se algum piloto que já usa o Compeo e tiver alguma correção ou observação, seria de grande valia receber por e-mail para melhorar ou corrigir este artigo (erick@vils.com.br).