domingo, 8 de abril de 2007

Curva Polar da Wills Wing T2

Com a aquisição do Vario+GPS IQ-Compeo, precisei procurar a curva Polar das nossas asas (WillsWing modelo T2) para alimentar os parâmetros da polar no Compeo para ele funcionar corretamente em algumas funções como McCready (Speeds-to-Fly).



Consegui com a WillsWing os seguintes dados:
  • V1 = 176 fpm @ 24 mph
  • V2 = 530 fpm @ 47 mph
A fábrica informa, também, para aumentar V2 (47mph) em 6% se você está com a asa regulada para performance e usando casulos aerodinâmicos (como o nosso caso com o casulo Vulto-S fabricado pelo Nenê Rotor)

Ref.: http://www.willswing.com/Articles/Article.asp?reqArticleName=PolarData

Converti os valores de fpm (feet per minute) para m/s (metros por segundo) e os valores de mph (milhas por hora) para Km/h.

Assim, para a WillsWing T2 os valores no sistema métrico seriam:
  • V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
  • V2 = 2.69 m/s @ 75.64 Km/h
Aumentando V2 em 6% para ficar coerente com nossas regulagens, teríamos:
  • V1 = 0,89 m/s @ 38.6 Km/h
  • V2 = 2.69 m/s @ 80.18 Km/h
Agora, é só alimentar o IQ-Compeo com os parâmetros, mas como ele pede valores arredondados, alimentamos com os seguintes dados:

  • V1 = 0,9 m/s @ 39 Km/h
  • V2 = 2.7 m/s @ 80 Km/h

Entendendo os valores acima:

"0,9 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 39 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.

"2,7 m/s" é a taxa de afundamento (Sink rate) quando você está a uma velocidade de 80 Km/h em uma condição sem vento e atmosfera calma.

No Compeo ele também pergunta uma altura em que os valores acima foram "apurados" e como o padrão do equipamento é 1.000m ASL (acima do nível médio do mar), deixei este valor inalterado.

Se algum piloto que já usa o Compeo e tiver alguma correção ou observação, seria de grande valia receber por e-mail para melhorar ou corrigir este artigo (erick@vils.com.br).

Um comentário:

milton disse...

Irmãos Vils,

Vocês estão de parabéns pelo site e pelo espírito comunitário, colaborativo, que revelam.

Nunca vi, em mais de 20 anos brincando com o nosso brinquedo predileto, pessoas dividindo o conhecimento acumulado com tanta boa vontade. Sei que isso dá uma trabalheira danada.

Boas festas e bons vôos.

Milton, ainda em Angola.