sábado, 10 de novembro de 2007

SOSertao - A mega estrutura de resgate


A logística do resgate e a coordenação do Chico e Dioclécio (Dió) e toda a equipe é de impressionar.

De manha cedo os carros levavam os equipamentos e asas pra rampa enquanto tomávamos café.

Logo cedinho um carro disparava na frente "tocando rápido" para mapear o melhor caminho pro onibus e pro caminhão tirando-os das roubadas.

Outro carro saía logo em seguida rumo ao Goal para arrumar tudo e depois de deixar o responsável pelo Goal no local, o motorista subia para a rampa proxima ao Goal para se posicionar bem com o radio base. O Dió passava as dicas de qual cantinho da rampa o radio pegaria melhor e a antena deveria ficar com um raio de 6m sem árvores altas por perto para a transmissao nao ser comprometida.

Os carros voltavam vazios e pegavam os pilotos e malas.

Duas frequencias eram utilizadas. Durante o voo, todos os 28 pilotos usavam a mesma frequencia (freq de voo) e cada piloto recebeu no primeiro dia um numero de identicacao. Os pilotos deveria reportar durante o voo seu numero, distancia para o Goal e altitude. Com isso um mapa de posicionamento era desenhado e atualizado.

- Piloto: "Piloto 06 a 2.300m de altitude e 108Km do Goal"

- Resgate: "Ok, resgate copiando piloto 06 a 2.300m a 108km do Goal"

Em alguns momentos que voávamos juntos, eu passava logo a posição de 3 ao mesmo tempo. "Pilotos 01, 06 e 28 voando juntos a 2.100m e 70km do Goal"

Meu radio com a antena de aço instalado no casulo chegou a falar com o Chico Santos a 163Km de distancia. Eu estava alto a 40Km do Goal de Ipu (CE) e Chico me copiava na rampa de Quixadá (CE).

Havia carros de resgate espalhados pelo caminho em pontos estratégicos para o radio, para o acesso a rodovias e já contando com as prováveis rotas e derivadas. Isso tudo coordenado pelo Dió que conhece os locais e estudou as opções no mapa.

Se o piloto ficasse baixo, passava pela radio também a coordenada "macro" do local, por exemplo:

Piloto: "Piloto 06 a 600m com 67km pro Goal na coordenada S 07 25' W 04 41', copia?"

A outra frequência (freq de resgate) o piloto deveria usar apos pousar. Nesta, ele tentaria contato com os carros também e passaria detalhes como "estou uns 3km ao leste da cidade de Piripiri e a coordenada completa é S07 23.511' W041 42.352', ok?"

A maioria dos carros possuía 2 radios, operando nas 2 frequências, o que fazia da operação um sucesso.

Ao final das decolagens os carros começavam a recolher os que ficavam pelo caminho e o ultimo carro saía da rampa de partida somente no final de tarde, pois ajudava os demais carros as "pontes" necessárias para resolver as áreas de sombra do radio.

Nenhum comentário: