quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Spot no Sertao

Quando chegamos em Quixada CE, ficamos na pousada do Almeida.

A maioria dos gringos do parapente e da asa estavam hospedados la.

Os do parapente, a grande maioria estava com o Spot via satelite.

O pessoal do hotel montou uma estrutura de resgate e uma central de acompanhamento via computador/internet dos pilotos com spot.

Cada piloto cadastrou no notebook do hotel o endereco do site do spot que da acesso ao tracklog que o spot gera (aquele link que postamos no blog para os amigos acompanharem) e sempre que um carro de resgate perguntava sobre determinado piloto que nao estava mais com radio funcionando, a menina do computador passava a ultima posicao do piloto.

A unica coisa que difere da forma como nos utilizamos o spot foi o uso dos 3 botoes que existem no aparelho.

1) botao de OK. Ao ser apertado envia pro site e via sms um alerta de que vc esta ok

2) botao de HELP. Ao ser apertado envia pro site e via sms um alerta de que vc precisa de ajuda. Uma vez apertado, a cada 5 minutos ele enviara novamente, ate que o piloto desligue o spot

3) botao 911. Ao ser apertado a central do spot se compromete a acionar embaixadas e autoridades locais. So usar em casos extremos mesmo.

Os gringos usavam assim:
--------------------
-Se pousou bem, aperta o OK.
-Se pousou mal e precisa de resgate urgente, aperta o HELP

Problema: se o piloto se acidenta no pouso e desmaia, nao tera condicoes de apertar nem o botao OK nem o HELP e ninguem sabera onde ele esta.


Nos optamos por usar da seguinte forma:
--------------------------
- em voo e alto, a cada 10 ou 20km de voo apertar o OK pra ja passar posicao e dizer q esta em voo e avancando.

- antes de pousar, e esta ficando baixo, apertar o botao de HELP, pois se der um crash no pouso o spot continuara a cada 5 minutos enviando a posicao do local de pouso/crash.

Se pousar bem, desligar o spot apos uns 15 minutos. Assim, o resgae sabera que voce pousou bem pois nao chegaram mais torpedos de help.

Se conseguir pegar uma termica salvadora a 80m do chao e voltar pro voo, desligar o spot e religar (para parar o envio de 5 em 5 minutos do HELP) e apertar o botao de OK, avisando que conseguiu voltar pro voo.

Bons e seguros voos pra todos, seja na latitude 5° ou 23°.




Nenhum comentário: