terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vils Brothers no Sertao novamente (2008)


Amigos, tudo confirmadíssimo.

Passagens compradas, asas reguladas, radios, antenas, celulares, baterias externas, resgate, academia todos os dias etc.

Estaremos de 4 a 15 nov no Rio Grande do Norte (Cidade de Patu ou provável rampa perto de Currais Novos) tentando os voos de mais e 400km com decolagens às 8h da manhã e pouso previsto para 17:59h.

Afiaremos o braço em Carmo do Rio Claro (MG) semana de 11 a 18/outubro durante o campeonato brasileiro e depois é só entrar no vôo da Gol pra Natal RN.

Que a experiencia dos Dinos e o espírito Danoninho estejam conosco.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conseguimos nossa primeira transmissão ao Vivo do vôo pela Internet


Hoje conseguimos fazer nossa primeira transmissão ao vivo durante o vôo de asa em Petrópolis.

Alguns pilotos conseguiram acompanhar pela Internet o trajeto e a localização da minha asa pelo mapa com atualizações a cada 2 minutos feitas pelo celular com GPS que me acompanhava no vôo.

No que consiste:

Há alguns meses estou voando com um celular que possui GPS integrado (Fabricante HTC modelo Tytn II, mas vários outros fazem isso). 

Tenho contratado o serviço de acesso à Internet da Claro (mensalidade de R$59). 

Este celular possui Windows Mobile 6.1 e encontrei um site na Internet que é gratuito e você pode instalar um aplicativo no celular que fica enviando pela conexão de Internet do celular a sua localização GPS e velocidade para a central. 

Os visitantes podem acompanhar o vôo por um endereço específico (no meu caso era: http://www.trackr.eu/user/erick.vils/live)

E não pára por aí:
O software que você instala no celular é capaz de mostrar na telinha outros pilotos que são amigos e as respectivas localizações online. Assim, o resgate pode ficar com um destes celulares e ficar sabendo exatamente onde estão todos os pilotos, e se ainda estão voando, pois ele mostra a velocidade.

Problemas e próximos passos:
Estes celulares com GPS integrado consomem muito rápido a bateria quando estão com o GPS ligado. O meu dura apenas 3h com o GPS ligado.

A solução agora é a instalação de uma bateria adicional no celular (ou externa via USB colocando-a dentro do casulo) para que os vôos longos (5h ou mais) possam ser monitorados.
 

PS: Agradecimentos ao André Nardelli de Brasília (piloto de asa e planador) pelas dicas.
PS2: Existe outro site que faz algo similar e chama-se www.mapmytracks.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Acompanhe o voo ao vivo!

O André Nardelli de Brasília está testando este site que recebe seu tracklog enviado durante o voo por seu celular com GPS integrado e mostra aos seus amigos e resgates por onde você está e o caminho que está fazendo.

http://www.mapmytracks.com


Em breve faremos testes também e divulgaremos os resultados.

Como funciona:

  • Voe com um Celular que possua plano de dados (acesso Internet) e que tenha GPS integrado (ou consiga via Bluetooth falar com um GPS bluetooth externo).
  • Instale no celular um aplicativo que está disponível para download no site deles (http://www.mapmytracks.com/install)
  • Faça um plano gratuito ou o ilimitado no site deles (aproximadamente R$19,00/mês) e divulgue para seus amigos o endereço do site no qual podem acompanhar seu vôo online.


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sobre regulagens de asas (e casulos)!


Este assunto raramente alguém gosta de escrever, pois sabe dos riscos decorrentes de uma regulagem mal feita. Mas prefiro escrever o conceito básico no intuito de evitar que a falta de conhecimento possa resultar em regulagens mal feitas.


Como deixar a asa mais macia e "redonda" nas térmicas?

Objetivo: Fazer com que a asa "encaixe" facilmente na térmica e não fique caindo em faca para dentro das termais, reduzindo os movimentos de correção que o piloto precisa fazer (high siding).

Asas de ponta redonda (Ex.: Wills Wing e Moyes) possuem regulagem do copinho na ponta do Leading-Edge. Estes copinhos são responsáveis por deixar a tala flexível de fibra com a ponta mais pro alto ou mais pra baixo. Se a ponta estiver mais alta (como as pontas de asa de urubus) a asa ficará mais encaixada nas termais e mais macia, porém perderá um pouco de performance em alta velocidade. Se a ponta estiver mais baixa, a asa ficará caindo em faca nas térmicas. Uma ponta muito alta pode fazer com que a asa fique querendo sair das térmicas (cuspida da térmica) e fique até difícil de entrar na térmica lateralmente.

Deixar as talas que estão mais próximas da quilha (as 4 ou 5 maiores talas da asa) com pouca tensão deixará o comando da asa mais fácil e leve. O recomendado é que ao encaixar e tensioná-la, a pressão seja capaz de provocar um levantamento na curvatura da tala no bordo de ataque de uns 5 milímetros.

Outra coisa que influencia muito no comando da asa é a altura do casulo em relação à asa. Se você colocar seu casulo muito alto, o centro de gravidade ficará muito próximo da asa e você terá que fazer muita força pra comandar a asa. O ideal é tentar o mais baixo possível sem que comprometa seu movimento de comando. Isso influencia tanto que 2 cm mais baixo você achará que está voando outra asa (mais macia, claro). Tente regular para que na picada seu peito/barriga praticamente fique raspando no speedbar.


Como melhorar a performance nas tiradas (em alta velocidade)?

Objetivo: Fazer com que a asa tenha uma razão de planeio (L/D) melhor em alta velocidade e que consiga penetrar bem em situações de vento contra.

Na maioria das asas modernas, quando a marcha da asa é cassada, os recuperadores maiores (próximos da quilha) automaticamente são rebaixados e os (menores) são os que passam a atuar em alta velocidade. Quanto mais baixos os recuperadores de ponta, mais insegura e perigosa a asa ficará, sujeita a uma capotagem. Se a 70 Km/h sua asa possui muita pressão de barra, você pode experimentar retirar 1 volta do seu recuperador de mergulho de ponta e fazer um vôo de teste. Nunca reduza mais de uma volta entre um vôo e outro. Tente deixar sua asa regulada de forma que entre 70 e 75km/h (de marcha cassada) ela tenha um pouco de pressão de barra. Nunca deixe pressão de barra negativa!

O peso do piloto também influencia na performance e L/D da asa. Leia a especificação de peso que o fabricante informa para sua asa. Geralmente eles colocam a faixa (peso mínimo hook-in e máximo). Se deseja mais performance, divida a faixa de peso que o fabricante recomenda em 3 blocos e faça com que "seu peso+casulo+lastro" fique no terceiro bloco, mais próximo do limite máximo de peso aceito para a asa. Quanto mais pesado (sem exceder o limite máximo), mais a asa renderá nas tiradas (Alan, não esquecerei da covardia de Brasilia 2008 jamais)!

Sua posição em vôo e regulagem do casulo podem influenciar. Nas tiradas, tente manter o casulo alinhado com o horizonte ou um pouquinho com a cabeça pra baixo. Braços juntos ao corpo e poucos movimentos de correção, exceto os de velocidade p/ tentar voar na velocidade desejada em relação à massa de ar que está passando (acelerar nas descententes e reduzir velocidade nas ascendentes).



Em alta velocidade minha vela fica fazendo barulho e panejando nas pontas. Como tirar isso?

Objetivo: Elimitar os panejamentos que ocorrem de um os ambos os lados, pricipalmente nos 2 últimos gomos da ponta da asa.

Asas de ponta redonda (Ex.: Wills Wing e Moyes) possuem uma regulagem na alavanca que tensiona a tala flexível de fibra e também uma regulagem de tensão do bordo (esticador da vela que a prende no leading-edge).

Tensionar um pouco a vela pode reduzir este efeito. Se for mexer, solte o pino que trava a vela no leading-edge e marque com uma caneta a posição atual. Mexa de forma a tensionar apenas 3 milímetros e faça um test-fly. Faça sempre igual dos 2 lados.

Quanto à regulagem que existe no copinho de alumínio que existe no final da alavanca que tensiona a tala de fibra, não é muito intuitivo encontrar esta regulagem. Existe um parafuso que prende esta alavanca na vela. Solte o parafuso e remova a alavanca de dentro da vela com cuidado, pois existe uma pecinha concêntrica e arruelas que podem cair no chão. Você perceberá que esta pecinha não é simétrica e pode ser encaixada de 2 formas. Na Wills Wing, o que existe na verdade são 3 furos e você pode escolher qual dos furos será usado. Cada um deles dará mais ou menos tensão na tala de fibra. Isto evita que você precise serrar a tala de fibra (ou colocar uma maior) como era feito antigamente. Faça testes (sempre fazendo igual dos 2 lados) e veja qual posição reduziu mais o panejamento da vela em alta velocidade.


Como faço para minha asa ser macia nas térmicas, ter performance e ser segura?

Lamento informar, mas quase todas as regulagens possuem correlação entre si.
Mais performance => menos segurança
Mais macia => pior rendimento

Defina seu estilo de vôo e regule a asa de forma que te atenda da melhor forma, ou regule a asa conforme seu objetivo no vôo. Em vôos de distância e de longa duração, a maioria dos pilotos preferem asa macia do que performance. Em competições e voando na bombação, aceita-se uma asa mais dura, mas andando bem em alta velocidade.

Fica aqui a dica de como nossas Wills Wing T2 estão reguladas:

Copinho da tala de fibra: 1 ponto a mais na regulagem, colocando a ponta mais alta, ou seja, mais macia do que a regulgem de fábrica que geralmente vem no zero. Priorizamos o vôo de XC.

Recuperadores de alta velocidade (menores): relativamente baixos, ao ponto de manter pressão de barra a 75 km/h.

Recuperadores de baixa velocidade (maiores): acompanhando a relação existente entre os recuperadores de alta velocidade, conforme o que o manual informa. Medir também com a marcha toda cassada (vide dica abaixo sobre o manual da T2).

Furo do CG na quilha que o hang-loop prende: isso é muito pessoal e varia um pouco de ano e modelo. Mais pra frente a asa fica mais fácil de comandar na térmica.

Peso do piloto: no "2/3" da faixa de peso recomendada pelo fabricante e usando lastro natural (cerveja, claro!)

Dica para regulagem da Wills Wing T2:


No manual da T2 (página 44) existe o padrão de fábrica para os recuperadores de dentro e os de fora. Você pode medir com uma cordinha entre as talas de cada lado e ver onde esta linha passa na quilha. Colocar um cavalete de cada lado da asa, levantando-a apenas pelo leading-edge (nas pontas, enconstando apenas no leading-edge) e com a asa toda cassada. A quilha deve sair do chão sozinha.

No manual, a medida padrão dos recuperadores de fora a linha deve passar 2 cm (na T2-144) ou 1 cm (na T2 154) abaixo do topo do tubo da quilha e usando a tala #3 (a tala de fibra é a #1) como referência pra cordinha.

Se rebaixar um pouco os recuperadores de ponta, tente acompanhar a relação dos recuperadores de dentro (de marcha cassada).




Bons vôos e fiquem a vontade para comentar, complementar e corrigir qualquer informação citada.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Planador e parapente em voo (na Argentina)

Dia lindo, limpo e relativamente quente hoje aqui em Bariloche.

Um moto-planador e um parapente ficaram sobrevoando a pista de Ski.

As maquinas voadoras me perseguem...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Da secura de Brasilia direto para o gelo de Bariloche

Depois de 8 dias de vôo em Brasília DF, estou "pagando os pecados" aqui na Argentina. O Cedrick ficou "segurando as pontas" enquanto curto esta vida ruim.


Menos neve que o ano passado, mas os picos estão um show!



Vôos-duplos de parapente decolam também nesta época com os turistas.

Os maus hábitos não mudam...



No primeiro dia, 7 horas de Snowboard direto e os músculos continuam reclamando. Por que será?

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Brasilia 2008 foi espetacular

Este ano investimos forte no voo.

Conseguimos voar 8 dias em Brasilia, sendo 7 provas do campeonato Brasileiro e 1 voo "free fly".

Pela primeira vez nos inscrevemos em uma etapa do campeonato brasileiro e ficamos os 7 dias. Foi uma experiencia muito bacana e enriquecedora.

Foram 5 voos pousando no meio da esplanada dos ministerios em Brasilia e 3 ficando pelo caminho.

O resultado foi acima do esperado, onde Cedrick se classificou em 6 lugar e eu em 3 na categoria ascendente (exclui-se os pilotos elite do Brasil). No ranking geral, fiquei em 18 e Cedrick em 23. Eram 54 inscritos de todo o Brasil.

Foi uma das melhores temporadas em Brasilia, para nós, e voamos mais de 700 Km totalizando 22 horas no ar em 8 dias consecutivos.

Aos amigos e mestres, fica um abraco e agradecimento.

Aos pilotos que foram pela primeira vez a Brasilia tentar o tao sonhado voo para a esplanada, fica o parabens pelas conquistas tao almejadas.

sábado, 16 de agosto de 2008

Brasilia ultimo dia

Terminou hoje o campeonato Brasileiro em Brasilia DF.

Prova de 90,7 km e o dia estava animal.

Muitos chegaram na esplanada.

Eu forcei demais e pousei a 8 km da esplanada na borda do lago norte.

Cedrick esta na esplanada com dezenas de asas.

Voamos no Itiquira com 2 planadores. Enroscamos juntos e foi super legal.

Termais fortes, muitos dusts e farofa tirando de casulo aberto.

Obrigado senhor por mais esta temporada.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

127 Km hoje em Brasilia

Esplanada cheia.

Amanheceu com umas nuvens altas (pequenos cumulus), e demonstrava um dia "animal".

Nao deu outra: farofa total!

Azulou na hora do voo, mas a condicao estava redonda.

Pelo parcial, cheguei em 4o lugar.

1- glauco df
2- nene rotor
3- ze gala
4-erick vils
5-cezar castro
6-lalado


O campanella chegou em segundo, mas ele perde 15% por estar voando uma rigida.

Cedrick tambem chegou, depois de sair de 80m em brasilinha.

O Enio chegou bem e fez um voo lindo.

A galera do free fly estava em peso aqui na esplanada quando chegamos apos os 127 km de voo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

113 Km de voo hoje

Prova de 113 Km de voo bem dificil.

Apenas 13 asas chegaram, dos 52 inscritos.

O Cedrick representou bem a familia hoje, completando a prova em 4h de voo.

Eu afundei no primeiro pilao.

Prova de hoje:
- start com raio de entrada de 17km do primeiro pilao
- primeiro pilao no trevo de barreirinhas - atras da rampa uns 24km
-trevo da floresta (traves quase contra-vento de 46km)
-luz vermelha (proximo estadio sobradinho)
-goal esplanada


Voo no azul novamente.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Brasilia: 90 Km hoje com cirrus

Parecia um dia ruim.
Colocaram uma prova mais facil com apenas 90 km de voo.

Teto de 3.000m e tudo azul com uns cirrus.


Umas 20 asas ate o momento ja chegaram.

Consegui chegar entre os 15 primeiros e com este resultado devo cair pra 2 lugar no ascendente, pois fiquei surpreso ao ver hoje na rampa que eu estava em primeiro e nem sabia.

O Cedrick afundou e pousou em planaltina.

Apesar dos cirrus, hoje peguei a termica mais forte e constante de 6,5 m/s com picos de 8,8.

Prova do dia:
-Rampa
-brasilinha
-capelinha perto da estrela do vale do amanhecer
-arado da lagoa embrapa
-estadio de sobradinho
-goal na esplanada
89,7km

Nene e Andre Wolf quase juntos, depois Michel e Lalado juntos, Max, Marcinho e mais uma galera.





terça-feira, 12 de agosto de 2008

Prova de 121 Km hoje e Cedrick chega em 6o lugar

A prova de hoje foi fantástica.

Rápida e muito técnica, 121 Km de vôo com pelotões espalhados por todos os cantos da planície que leva até Formosa. Decisões cruciais fizeram 3 pilotos (André, John Duran e Glaugo Pinto DF) chegarem muito tempo antes dos demais.

Teto de 3.000m novamente, tudo azul, vento moderado a fraco e muitos dust devils.

Eu acelerei demais após o ultimo pilao (no KM 92) e dispensei a 800m uma termica de 2 m/s e me dei mal. Pousei com 92Km de vôo e não consegui completar a prova.

Pouco tempo depois passa o Cedrick sobre mim com altura e engatado indo a 3.000m sobre Sobradinho e fechando a prova em sexto lugar no geral, 5o no brasileiro e primeiro na categoria ascendente.


Prova de hoje:
-Rampa
-Aerop. Formosa
-Motel advance
-trevo formosa
-arado da embrapa
-Goal na esplanada

121 Km e alguns trechos de vento través.

Amanhã tem mais...enquanto isso o corpo sedentário reclama todos os dias!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Prova de 112 Km e mais uma esplanada (segunda-feira)

Prova de 112km, teto de 3.000m, termicas fortes no planalto e turbulento no paredao da decolagem.


Tudo azul, me atrasei, mas consegui completar a prova em 12o lugar.


O Cedrick capengou na entrada do planalto e pousou precocemente.

3h de voo e algumas dores pelo corpo, mas como o terceiro dia de voo por estas terras eh o pior, amanha meu corpo sedentario se acostuma.

sábado, 9 de agosto de 2008

Varios na esplanada hoje (sabado)

Pousamos na esplanada agora.
Cerca de 2:20h de voo.

Teto nao muito alto e tudo azul.

Alguns dusts salvadores a 200m do chao.

Na foto, Erick, Cedrick, Alan e Fabio Nunes.

Cerca de 25 asas na esplanda e 2 parapentes.

Amanha comeca oficialmente o campeonato brasileiro.

Pouco vento ontem e somente 2 na esplanda (quinta-feira 8/ago)

Calor e pouco vento ontem.

A asa que eu vi chegar na esplanada era o John Duran da australia. O outro que chegou foi o Gilson de Nova Iguacu/RJ.

Parece que pouco vento nao colabora muito por aqui.

Estamos a caminho da rampa com tudo azul e um pouco mais de vento leste (perfeito) do que ontem, mas nao esta ventao, nem avistamos dust devils ainda.


Muita gente veio e o hotel Garvey esta cheio de voadores.

Os argentinos que vieram de tucuma, catamarca e cordoba. Os paulistas, cariocas, gauchos e o Thalis pra representar os nordestinos bem humorados.

Pousos enormes, como sempre.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Chegamos em Brasilia

Chegamos hoje em Brasilia, DF.
Amanha estaremos voando no vale do paranã, com objetivo de pousar na esplanada dos ministerios, ou estender um pouco mais o voo na rota "Pirenopolis (GO)".

Tudo seco, como sempre.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Projeto Cross Country #Pernambuco#

# este projeto mudou para Patu no Rio Grande do Norte#





O projeto Cross Country Pernambuco 2008 consiste na busca de um local de decolagem (rampa ou aeroporto) para a tentativa de vôos de mais de 400Km e a possível quebra do recorde brasileiro (atualmente em 457Km - André Wolf em 2007).


Exibir mapa ampliado


Decolar de Riacho das Almas, Pesqueira ou Taquaritinga do Norte (todas próximas de Caruarú) e voar na direção de Picos (Piauí).

A idéia foi dada pelo Dudu do Mato Grosso e durante a
entrevista que fizemos com o André Wolf, descobrimos que ele já estudava esta rota.

Data prevista: de 1 a 20 novembro
Base: Caruaru (PE), pois possui estrutura de apoio
Formato: 2 pilotos por carro (alugaremos em Recife) e contratam um resgate (nós levaremos um piloto amigo).
Organização: não se trata de um evento comercial nem de apoio formal. Apenas o interesse concomitante de alguns pilotos de asa-delta do Brasil em descobrir uma nova rota que não seja a tradicional Quixadá (CE) ou Patú (RN). Ou seja, cada um por si e Deus por todos!
Por que Caruaru como base? Trata-se de uma cidade com mais estrutura, localizada no sertão, com asfalto alinhado com a rota. Localiza-se mais perto do litoral, portanto, o final do vôo (após 450Km indo pro Oeste) coincide com uma das regiões com o maior índice de evaporação do mundo (cidade de Picos, PI) e ainda está longe da vegetação característica da amazônia.



Agradecimentos aos que já colaboraram com informações e dicas para o projeto avançar:
- Betinho Schmitz
- Danny Vils e Michelle Vils (mapas e roubadas)
- Alipio Loyola
- Flavinha Vieira
- Sergio Liova (piloto local de parapente)
- Chico Santos

sábado, 26 de julho de 2008

Petropolis - Nova Iguacu hoje

Eu e Cedrick pousamos ha pouco na Itapemirim de Nova Iguacu.

Decolamos de Petropolis, teto de 1350m e muito frio na nuvem.

domingo, 20 de julho de 2008

Finalmente consegui urinar em voo

Ha alguns anos eu tento urinar em voo, sem sucesso.

Parece bobeira, mas em voos de distancia em que se ingere pelo menos 2 litros de agua, é quase impossivel nao sentir vontade apos 5h de voo.

Hoje em Itamonte, voando entre 2.000m e 2.300m eu tentei enquanto subia na termica e nao consegui. Me lembrei da dica do Betinho Schimitz (8 vezes campeo brasileiro) de que é mais facil durante a transicao de uma termica para outra.

Finalmente consegui fazer chover em um dia sem nuvens.

Dica para pilotos que querem tentar:

1) Use calça de lycra.
2) abra o casulo e coloque a calça por debaixo do saco
3) tire uma reta calmamente para o proximo pilao e capote bem o cinto (pes mais altos que a cabeca) para nao molhar a parte de tras do casulo.
4) depois da tarefa cumprida, nao esqueca de colocar "ele" de volta antes de fechar o casulo senao (ai, doeu só de pensar)....





Pegamos o caneco de volta

O trofeu em formato de aguia voltou para os cariocas hoje.

Terminou a etapa do campeonato brasileiro em Itamonte (MG) e no desafio Rio x Sao Paulo ganhamos este ano de lavada.

Hoje o dia estava mais fraco e azulado do que ontem mas o Cedrick conseguiu chegar no Goal em 8° lugar.

Eu fiquei pelo caminho hoje, pregando entre o segundo e o terceiro piloes.

Itamonte MG espetacular ontem

Ontem foi o segundo dia da etapa regional do campeonao brasileiro de asa-delta.

No dia anterior o voo estava fraco e com teto baixo.

Mas ontem, a condicao ficou mega.

Logo apos a janela abrir e os pilotos iniciarem as decolagens, o Nader Couri passou sobre nosas cabecas com seu novo monomotor impecavel e tirou umas fotos lindas.

Decolamos e engatamos na termica da rampa que estava muito forte com picos de 7m/s ate atingirmos 3.000m, ficando mais altos que o pico das agulhas negras e as prateleiras. O visual do vale do paraiba visto la do alto estava incrivel.

Eu consegui acelerar bem no voo e tomar decisoes corretas, fechando a prova de 63km em 1h e 17min, chegando em 2o lugar, 3 minutos apos o amigo dinossauro Gerado Nobre (o dino esta voando muito).

No desafio Rio x Sao Paulo, ontem conseguimos disparar na frente deles.

Hoje anda esta cedo pra dizer se teremos nuvens e teto alto, mas parece que sim.

O Cedrick voou bem, mas no pilao de Virginia havia uma sombra enorme e muitos pousaram no pilao (uns 15, inclusive ele).

Vamu que vamu, relatos sobre hoje mais tarde.

sábado, 19 de julho de 2008

Maioria de cariocas no Gol hoje

Geraldo Nobre RJ em primeiro e Eu em segundo.

Teto de 3.000m e termicas bem fortes.

Entre os primeiros, so deu carioca.

Resultado completo depois pelo Haroldo.

sábado, 12 de julho de 2008

51 Km de vôo hoje em Petrópolis com teto baixo

Decolamos da Simeria com teto baixo e quase chovendo.

Voo rastejando entre 260m e 900m.

Consegui atravesar para Nova Iguacu e pousar depois de 1:50h de voo no loteamento do clube Paradiso em Nova Iguacu.

Cedrick pousou na REDUC.

Tracklog do vôo

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O suporte de variometro "Obra de arte" do Nene Rotor

Nene Rotor projetou e lançou este suporte de variômetro perfeitamente aerodinâmico.

  • Permite conectar o cabo de conexão com o computador sem remover o variômetro (Compeo Plus/Flytec 6030) do canoinha.
  • Permite empurrar a canoinha pra frente (êmbulo) para ficar em uma posição mais fácil de ver quando está voando acelerado e o corpo do piloto fica mais pra frente da asa.


domingo, 6 de julho de 2008

Com tristeza, Bito Angola alça novos vôos!




Vídeo que retrata o sorrisão desse amigo Bito Angola. Andradas, MG, 2005.


Com um sorriso gigante, alegria contagiante, Justino Patrício Quissua, mais conhecido pelos amigos de vôo como Bito Angola, nos deixa essa semana.


Esse guerreiro angolano gente boa representou seu povo muito bem aqui pelo Brasil e mundo a fora. Nos deixa após um acidente em vôo em sua terra natal.

Bito, fique com Deus e ensine essa galerinha aí de cima a voar alto!

Abraços dos Vils Brothers e tenha certeza que apesar de abreviada, sua mensagem foi transmitida para muitos.

sábado, 5 de julho de 2008

Voozinho bacana em Petropolis hoje

Voo fraquinho e com teto de 1.000m.

Decolamos tarde por causa de engarrafamentos na serra e porque hoje inaugurei o cinto rotor shadow novo (um luxo).

Apos 1:30h de voo, deu pra percorrer 25km e pousar junto com o Cedrick proximo de Vila de Cava.

O resgate esta complicado. Sao 19:30h e ainda estamos a caminho do Enio e Agustinho, pois o resgate que contratamos sumiu com o carro e conseguiram achar o louco em casa vendo TV.

Hoje pelo jeito estaremos em casa 21h.