Ele gentilmente fez uma palestra para os cariocas na FGV-Barra no dia 29/nov/2007 e deu várias técnicas sobre como voar longe, como resistir ao cansaço, preparação etc.
Segue abaixo o resumo da palestra que foi traduzido pelo Glauco Cavalcanti e transcrito pelo Valença:
- A Preparação é fundamental;
- O vôo de longa distância é um jogo em que apostamos com a condição;
- Às vezes o objetivo diverge do melhor trajeto, deve-se avaliar se o melhor é seguir para o objetivo ou voar na direção da melhor condição;
- Encontraremos mais facilidades em sítio de vôo conhecido;
- Escolher o dia certo e não voar na véspera ou no dia seguinte. Em cada 3 dias escolher 1 dia para voar;
- Procurar trajetos retilíneos com alta pressão atmosférica;
- Acreditar no dia em que você escolheu;
- Evite ficar baixo em uma situação onde você tenha apenas um gatilho térmico e um pouso como opção. Seria como colocar todas as fichas em uma aposta "all-in-one". Esta estratégia é muito perigosa, porque pode colocar todo o seu vôo a perder;
- Vôo-livre de longa distância é algo que se constrói térmica a térmica, quilometro a quilometro e por isso não podemos ser irresponsáveis em botar tudo a perder;
- Avaliar o primeiro terço do vôo, se deve continuar ou pousar para se poupar para o próximo dia;
- O resgate é muito importante, ele deve ter poder de decisão e ajudar na avaliação. Deve estar munido de GPS e um rádio com uma boa antena;
- A comunicação é fundamental em vôos de XC;
- Água e barrinhas de cereais com acesso durante o vôo, analgésico preso na barra;
- Tomar um anti-inflamatório antes, durante e depois do vôo;
- Estudar mapas detalhadamente;
- Estudar a quilometragem das estradas e seus pontos de referência;
- Avaliar se o melhor é pousar perto da estrada ou voar mais alguns poucos quilômetros;
- Um rádio integrado com GPS pode facilitar o resgate;
- O XC Ceará apresenta condições parecidas com as condições de deserto;
- Usar pelos menos duas operadoras de celular;
- Voar é maravilhoso, porém a estrutura que envolve o vôo deve ser lembrada nos mínimos detalhes;
- Manter-se com raciocínio racional, evitar alegria em situações oportunas e tristeza em situações desconfortantes;
- Em roubadas no deserto ou em regiões desérticas caminhe a noite e de dia mantenha-se na sombra;
- Para evitar decisões erradas, não tenha medo de tomar decisões, tiradas ou pousos;
- Evitar a busca da térmica perfeita;
- Largar a térmica maravilhosa na hora certa e partir para o Cross;
- O Ideal e ter várias opções de pousos;
- Pensar no futuro, nas próximas decisões;
- Se estiver com muita indecisão, pode abrir o cinto e pousar ou acreditar na condição e partir para o Cross;
- Tenha confiança na próxima térmica, se o ‘zero a zero’ perdurar, partir para o Cross;
- Nas tiradas mais longas usar ¾ do VG;
- Beba muita água;
- Urine em vôo;
- As regulagens para Cross devem ser diferentes das regulagens para campeonatos;
- Relaxe em vôo e regule a asa para ficar macia. Melhor maciez do que performance;
- Devem-se avaliar os itens proporcionalmente: razão de subida x vento x altura de tirada x desempenho das últimas térmicas;
- Quando você está alto, voe McCready (mais rápido e parando somente nas fortes);
- Quando você está baixo, voe em "Speeds to Fly", ou seja, está subindo reduza velocidade para se manter na massa o maior tempo possível. Se está afundando, acelere para sair da massa descendente rapidamente.
Seguem os links do Youtube com a gravação da palestra (agradecimento ao Mathias Fulda que gravou e editou):
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 1
http://br.youtube.com/watch?v
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 2
http://br.youtube.com/watch?v
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 3
http://br.youtube.com/watch?v
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 4
http://br.youtube.com/watch?v
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 5
http://br.youtube.com/watch?v
Mike Barber e Vôos de Recorde - Parte 6 (Final)
http://br.youtube.com/watch?v
Complemento:
O Fabinho Nunes (e eu concordo), diz que se você está muito baixo e tem pouso, coloque contra o vento, pois aumentam as chances de você "bater" em uma termal.
Sobre os dados que o Mike Barber usa na configuração de sua curva "Polar" em seus instrumentos, ele não abriu o jogo, mas para quem quiser ver os parâmetros que nós utilizamos em nossas WillsWing T2, clique aqui. Importante: Cada piloto e seu conjunto (asa, regulagens, casulo, peso, postura) tem uma polar diferente. Calcule a sua para usar os parâmetros corretos.
Ele também deu uma dica de como enroscar nas térmicas sem fazer força e sem cansar. Veja esta dica por completo!
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