terça-feira, 11 de março de 2008

Seminario IQ-Compeo (Flytec 5030): Definindo os parâmetros de McCready


Leia o post anterior sobre o Compeo, Speeds-to-Fly e McCready para obter uma introdução sobre o equipamento.

Definindo os parâmetros de McCready
Este é o padrão que utilizamos para o vôo de asa-delta com o Compeo e que consideramos proveitoso e sem muitos barulhos em vôo. São valores diferentes dos praticados como padrão pela fábrica. No menu de "Basic Settings" no tópico "McCready":

a) Delay (Tempo para acionamento automático do McCready): 10 segundos
b) Tonegap: +/- 90cm/s que é o mesmo que +/- 0,9m/s


O item (a) significa que somente após 10 segundos de saída de uma térmica é que o som de McCready iniciará. O padrão de fábrica é 7 segundos. Esta não é o regulagem mais importante.

O item (b) é que é importante a mudança. Significa que somente se você estiver errando em 0,9m/s para mais ou para menos, em relação o indicador McCready sugerido pelo aparelho, é que o som será acionado. Erros pequenos ficarão na área de silêncio (desejável durante o vôo). Com o tempo e o costume você pode ir reduzindo este valor para 70 cm/s, 50 cm/s ou até menos, mas em uma asa-delta (que tem baixa inércia) ficará uma barulheira constante em função das descententes e ascendentes.

O outro item que alteramos é "Average Thermal Climb". Este parâmetro é usado pelo Compeo para ele calcular o McCready do dia. O Compeo trabalha com o conceito de McCready dinâmico, ou seja, ele olha a média dos últimos X minutos da térmica que você está para definir a média das térmicas do dia. Então, alteramos este parâmetro p/ 2 minutos. Assim o Compeo olha os últimos 2 minutos da térmica para definir a média e, durante o planeio entre uma térmica e outra, ele se baseia nesta média para saber se você está acima ou abaixo da velocidade recomendada p/ ter o melhor desempenho de vôo.

Acesse o menu "Basic Settings" > "Average Thermal Climb"

Nós utilizamos 2 minutos e para alimentar esta opção, informe "4", pois a unidade de medida é 0.5 minutos (sendo 4 x 0.5 min = 2 minutos)

Nenhum comentário: